Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE EXTENSÃO;

Sistema Monetário Brasileiro


O projeto de extensão foi aplicado a minha primeira turma do 2º ano do ensino fundamental de uma rede particular.



PLANO DE AULA


Disciplina: Matemática.
Série: 2º Ano do Ensino Fundamental.

Objetivo Geral
  Oportunizar aos discentes a conhecer e como utilizar as moedas e cédulas, identificando problemas matemáticos simples e como utilizá-lo em uma compra ou venda.

Objetivo Específico

  •       Conhecer o sistema monetário brasileiro.

  •   Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco.

  •   Observar a forma de organização de um supermercado e dos produtos.

  •    Observar quem são e o que fazem as pessoas que trabalham no supermercado.

  •   Identificar a profissão das pessoas que trabalham no supermercado.

  •      Compreender a importância dos códigos de barra nos produtos. 

  •   Diferenciar e comparar os produtos do supermercado. 

ATIVIDADES



                                   LEITURA
                 E INTERPRETAÇÃO




VIVENCIANDO A COMPRA E VENDA






FLEXIBILIZAÇÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA



Flexibilização de tempo

No início de cada aula, retomar o que foi feito na aula anterior, pois, a fixação ajuda na compreensão.


Flexibilização de conteúdos



Levar o aluno à cantina para conferir preços e realizar cálculos sobre o troco.

Flexibilização de Recursos

Uso de folhetos de propaganda de supermercados.

Uso da calculadora para a realização das operações.

O uso do jogo da memória com cédulas.




Atividades de recortar, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, trabalham a motricidade fina.



Garrafas com cédulas x quantidades, para acertar o alvo.




Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FEIRA DE CIÊNCIAS;

O projeto foi realizado em uma instituição na qual trabalhei com alunos do 2º ano do E.F. na disciplina de Ciências. Animais  e seus Abrigos. A disciplina conta com a expectativa e a curiosidade dos estudantes em relação ao tema abordado, assim aprofundando-se ao tema e criando uma nova postura didática com grande variedade de linguagens e recursos, meio e formas de expressão. Juntamente com o filme Vida de Inseto no intuito de mostrar ao discente como conviver em uma sociedade com uma multiculturalidade , aprendendo a aceitar as diversidade, focando no trabalho em equipe e se tornando um cidadão consciente valorizando também o meio em que vive . ATIVIDADES     DESENVOLVIDAS Ilustrando o formigueiro após assistir ao filme Vida de Inseto. Confecção das Cigarras em dobradura, após o conto da fábula Cigarra e Formiga. Confecção para a Feira de Ciências: Montando um formigueiro. Musicalização na Turma: Formiga, Cigarra Paródia da música

ABC Jessica Ventura

Uma das formas de atuar como educadora, oportunizando aos alunos todo o conhecimento adquirido, com competência e comprometimento buscando sempre o crescimento dos mesmos.  A primeira turma começa depois do carnaval e me encontro bastante animada! Postarei mais fotos.  Abraços!

TECNOLOGIA ASSISTIVA;

É um termo que se dá para o uso e identificação de todos os recursos utilizados para proporcionar melhoria ou expandir habilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, e assim contribuindo para uma vida independente e inclusa na sociedade. ORIGEM Foi criado oficialmente em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana, regulando os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, e assim promovendo uma base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam. São recursos e produtos que facilitam o cotidiano do individuo que necessitam para realizar uma tarefa seja ela domésticas ou rotineiras trazendo independência. Portanto, a tecnologia assistiva é de extrema importância, pois ela atende as necessidades diretas do individuo, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e principalmente a inclusão social na realização de tarefas . Abraços!