Sistema Monetário Brasileiro
O projeto de extensão foi aplicado a minha primeira turma do 2º ano do ensino fundamental de uma rede particular.
PLANO DE AULA
Série: 2º
Ano do Ensino Fundamental.
Objetivo Geral
Oportunizar
aos discentes a conhecer e como utilizar as moedas e cédulas, identificando
problemas matemáticos simples e como utilizá-lo em uma compra ou venda.
Objetivo Específico
- Conhecer o sistema monetário brasileiro.
- Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco.
- Observar a forma de organização de um supermercado e dos produtos.
- Observar quem são e o que fazem as pessoas que trabalham no supermercado.
- Identificar a profissão das pessoas que trabalham no supermercado.
- Compreender a importância dos códigos de barra nos produtos.
- Diferenciar e comparar os produtos do supermercado.
ATIVIDADES
LEITURA
E INTERPRETAÇÃO
VIVENCIANDO A COMPRA E VENDA |
FLEXIBILIZAÇÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Flexibilização de tempo
No início de cada
aula, retomar o que foi feito na aula anterior, pois, a fixação ajuda na
compreensão.
Flexibilização de conteúdos
Levar o aluno à cantina para conferir preços e realizar cálculos sobre o troco.
Flexibilização de Recursos
Uso de folhetos de propaganda de supermercados.
Uso da calculadora para a realização das operações.
O uso do jogo da memória com cédulas.
Atividades de recortar, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, trabalham a motricidade fina.
Garrafas com cédulas x quantidades, para acertar o alvo.
Abraços!
Comentários